2ª missão do projeto de pesquisa: Florianópolis
Pesquisadores da UFAL, UFRJ e UFSC estiveram reunidos durante três dias para alinharem a operacionalização da pesquisa empírica a ser realizada nas cidades de Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC), na 2ª Missão de Pesquisa do Projeto “TIC em Políticas Sociais: desafios do acesso e intervenções profissionais” – que conta com financiamento do CNPQ.
O encontro de pesquisadores/as ocorreu no período de 12 a 14 de março de 2024 em Florianópolis, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e contou com cinco momentos muito profícuos de debates e articulações político-profissionais. O primeiro momento contou com a participação da Prof.ª Dra. Ana Maria Cartaxo, uma pesquisadora reconhecida nacionalmente nos estudos sobre a previdência social brasileira que compartilhou suas experiências de pesquisa na realidade local.
O segundo grande momento se constituiu na reunião com as representações do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS- SC, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (SINDPREVS/SC) e do Fórum Municipal de Trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Sociais de Florianópolis, denominado FMTSUAS Florianópolis, onde a equipe apresentou os objetivos do projeto e puderam ser estabelecidas articulações políticas e parceiras com as entidades representativas de trabalhadores/as.
No terceiro momento a equipe participou da Semana de Integração graduação e pós-graduação em Serviço Social da UFSC. Dentre outras atividades, duas pesquisadoras do projeto (Prof.ª Dr.ª Yolanda Guerra e Prof.ª Dr.ª Maria Alcina Lins), que realizam pós-doc no PPGSS/UFSC, puderam dialogar com o público sobre “O exercício profissional do/a assistente social na contemporaneidade: desafios e possibilidades”.
Como parte da missão de pesquisa (quarto momento), pesquisadores (as) participaram de Capacitação com a Prof.ª Dr.ª Jerusa Marchi (UFSC) sobre os sistemas de computação: conceitos e visão geral, que tem como área temática de estudo a inteligência artificial (lógica e representação do conhecimento, processos de mudança de crenças, sistemas cognitivos).
Encerrando as atividades, o quinto momento, foram apresentados estudos realizados durante o estágio pós-doutoral dos Bolsistas do Projeto sobre os temas: A reforma gerencial do Estado brasileiro e seu impacto na estrutura organizacional e modelo de atendimento do INSS (Prof.ª Dr.ª Edivane de Jesus); O estudo da linguagem para a apreensão da concepção de comunicação no debate do Serviço Social (Prof. Dr. Rodrigo Teixeira) e A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a implementação de políticas sociais brasileiras: o CadÚnico como ferramenta de gestão (Prof.ª Dr.ª Alcina Lins), temas que subsidiam e enriquecem o referencial teórico da pesquisa.