De 28 a 30 de agosto ocorreu na Escola de Serviço Social da UFRJ a primeira missão do projeto de pesquisa “TIC em Políticas Sociais: desafios do acesso e intervenções profissionais”, financiado pelo CNPQ (edital pró-humanidades). A missão reuniu pesquisadores(as) das três universidades que compõem esse projeto, UFRJ, UFAL e UFSC, em atividades presenciais e híbridas.
Iniciamos a missão com uma reunião de planejamento e seguimos com a realização de um seminário, na modalidade híbrida, com uma equipe de pesquisadores(as) vinculados(as) à Universidad Católica de Temuco, no Chile, com o tema “Como as Tecnologias da Informação e Comunicação aparecem nas pesquisas que abordam a configuração das políticas sociais e do trabalho na contemporaneidade”?
Na sequência, realizamos uma reunião, também na modalidade híbrida, com representantes dos Fóruns Estaduais de Trabalhadores(as) do SUAS (FETSUAS) do RJ e SC, além do Sindsprev/RJ. A palestra intitulada: “A racionalidade no uso das TIC – repercussões no âmbito das políticas de Previdência e Assistência Social”, divulgada aqui no perfil, reuniu dezenas de interessados(as) no auditório da UFRJ no campus Praia Vermelha.
Finalizando a programação, além da reunião de avaliação da missão, tivemos uma reunião com o Prof. Dr. Marcos Dantas (PPGCOM/ECO/UFRJ) para dialogarmos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de produção do capital.